29/11/2024

São Martinho e Cerveja

Por: Natália Cavaleiro Costa

Novembro é o mês das tradições festivas e culinárias, e a lenda de São Martinho, o soldado romano que partilhou a sua capa com um mendigo num dia frio, encaixa-se perfeitamente nesta festa outonal. Diz-se que após este ato de bondade, o dia de inverno rigoroso transformou-se num dia de sol, dando origem à expressão "verão de São Martinho”, onde supostamente o calor regressa nos dias que envolvem esta data.

Mas mais do que o dia 11, é todo o mês de novembro que se veste deste espírito de altruísmo e compaixão, com as castanhas a assumirem o papel principal. Assadas em fogueiras, no assador de castanhas mais próximo, no forno lá de casa ou mesmo nas recentes airfryers, este fruto típico do outono tem lugar garantido à mesa dos portugueses, prolongando a celebração de São Martinho por todo o mês.

De excelente qualidade nutricional, a castanha enquadra-se na roda dos alimentos no grupo dos cereais e seus derivados. Dez castanhas assadas contêm apenas 2 gramas de gordura e fornecem 17% da quantidade de fibra necessária diariamente, sendo isentas de glúten. Nestas mesmas 10 castanhas, podemos ainda encontrar 36% das necessidades de vitamina C, 14% de tiamina, 21% de vitamina B6 e 15% de ácido fólico. Quanto aos sais minerais, a castanha fornece quantidades apreciáveis de cálcio e ferro, assim como magnésio, fósforo, zinco e selénio.

Às castanhas costuma associar-se a jeropiga, uma bebida de sabor doce, onde ao vinho se adiciona aguardente, açúcar e paus de canela. No final, temos uma bebida de elevado teor alcoólico e adoçada artificialmente. A sugestão que vos deixo é: por que não experimentar uma bebida com características e aromas que harmonizam na perfeição com este fruto seco, sendo, no final, uma experiência sensorial com menor teor alcoólico?

A sugestão que aqui fica é uma cerveja estilo stout. Uma cerveja que resulta da fermentação de maltes torrados, dando origem a uma bebida de cor mais escura e com aromas que remetem a caramelo, cacau e mesmo a café. Por baixo da espuma cremosa, encontramos sabores tostados, onde mais uma vez se evidenciam o café ou o chocolate negro, e que nos levam a um final de boca agradável.

Já sabemos que a cerveja é uma bebida resultante de uma fermentação natural, onde não são adicionados quaisquer tipos de açúcares, conservantes, preservantes ou aromatizantes. Além disso, e por ser produzida com maltes torrados, tem um maior teor de antioxidantes, importantes para a manutenção do bem-estar e prevenção de doenças. A excelente notícia é que, apesar de encontrarmos apenas 66 calorias em 200 ml de cerveja preta, com o teor alcoólico de 5 graus — contrariando os 18 ou mais encontrados na jeropiga —, existe sempre a versão sem álcool, para os que não querem prescindir do sabor e do prazer de harmonizar um prato de castanhas assadas com uma bebida milenar que está associada a uma maior vitalidade.

Este ano, abra o seu paladar a novas experiências e junte a este fruto seco típico da época uma cerveja stout, apostando sempre no seu consumo moderado ou nas versões sem álcool.

Imagens

No items found.