RESPONSABILIDADE SOCIAL

Consumo responsável

Seja responsável. Beba com moderação.

O consumo moderado e responsável de bebidas alcoólicas é uma das principais preocupações da Cervejeiros de Portugal, que em parceria com os seus associados contribui, para o esforço da Sociedade no sentido de minimizar os efeitos negativos provocados pelo abuso no consumo de bebidas alcoólica. Essa preocupação, muito em especial com os jovens maiores de idade, está explícita em toda a comunicação comercial do setor, nomeadamente ao incluir a menção voluntária
“Seja Responsável. Beba com Moderação”.
O consumo de bebidas alcoólicas, e em particular de cerveja, não é intrinsecamente um problema. O problema surge do seu consumo abusivo possivelmente pelas razões erradas ou simplesmente fazendo-o de forma excessiva e com frequência., algo que varia consideravelmente de país para país. Grande parte das pessoas bebe cerveja ou bebidas alcoólicas de uma forma moderada e responsável, o que propicia oportunidades de convívio saudável e alegria de espírito, plenamente compatível com um estilo de vida adulto saudável nas sociedades contemporâneas.

É igualmente necessário evidenciar que nem todas as bebidas alcoólicas possuem a mesma quantidade de álcool, sendo a cerveja uma das bebidas com teor mais baixo, destacando-se ainda que o setor cervejeiro comercializa o seu produto na variante sem álcool,como alternativa ao seu produto com álcool para aquelas ocasiões em que não se deve consumir de todo qualquer bebida alcoólica, nomeadamente quando se vai conduzir.

Iniciativas

Comunicação comercial

Alargamento da monitorização sistemática da comunicação comercial dos cervejeiros portugueses

1.    Os Cervejeiros de Portugal possuem, desde 2007, um acordo de monitorização sistemática pelo ICAP de toda a comunicação comercial dos cervejeiros portugueses em TV no âmbito do seu Código de Auto-Regulação dos Cervejeiros Portugueses para a Comunicação Comercial (Protocolo ICAP/Cervejeiros de Portugal assinado em 29 de Maio de 2007).

2.    Os Cervejeiros de Portugal e o ICAP acordaram, a partir de 01.02.2014, alargar a monitorização sistemática pelo ICAP da comunicação comercial dos cervejeiros portugueses, para marcas de cerveja com álcool, no seguinte mobiliário urbano:- Mupies- Tamanhos 8x3nos termos do protocolo ICAP/Cervejeiros de Portugal assinado em 29 de Maio de 2007.

3.    Para cumprimento do ponto 2., os Cervejeiros de Portugal comprometem-se a fornecer por meio digital, no endereço icap.apcv@gmail.com, até cinco dias úteis antes da sua exibição pública, todos os novos anúncios comerciais de marcas de cerveja que sejam divulgados em Portugal Continental e Ilhas.

4.    Os Cervejeiros de Portugal acordam voluntariamente com o ICAP, que a inserção da mensagem de responsabilidade social nos referidos meios descritos em, 2., seja efetuada sempre na posição horizontal, de forma legível, com um tamanho mínimo de 1/3 da face maior do suporte publicitário.

5.    Para efeitos do ponto 3. entende-se como “novo anúncio comercial”, o conjunto de peças gráficas criado para uma vaga de comunicação que tenha por objeto a comunicação de marcas de cerveja.5.1 – Por cada conjunto de peças gráficas será aleatoriamente selecionada uma que será remetida para a monitorização pelo ICAP, nos termos do nº 3.5.2 – A remessa de cada peça gráfica ao ICAP deve ser acompanhada da informação do número total de posições contratadas, para a vaga de comunicação em causa.5.3 – Peças gráficas já submetidas à apreciação do ICAP ao abrigo deste Protocolo não serão resubmetidas.

6.  Os Cervejeiros de Portugal acordam igualmente efetuar em conjunto com o ICAP uma reavaliação ao fim de seis meses da adequação do presente Protocolo, caso venha a ser considerado necessário por uma ou ambas as partes.

Relatórios de autoregulação publicitária

Relatório da monitorização da atividade cervejeira em Portugal 2017
- Relatório Autoregulação Publicitária 2017
Relatório da monitorização da atividade cervejeira em Portugal 2018
- Relatório Autoregulação Publicitária 2018
Relatório da monitorização da atividade cervejeira em Portugal 2019
- Relatório Autoregulação Publicitária 2019
Relatório da monitorização da atividade cervejeira em Portugal 2020
- Relatório Autoregulação Publicitária 2020
Relatório da monitorização da atividade cervejeira em Portugal 2021
- Relatório Autoregulação Publicitária 2021